A SOBRAMID foi fundada em outubro de 2012, como a Sociedade Brasileira de Medicina Intervencionista da Dor, com o objetivo de promover a divulgação, o desenvolvimento e a prática das técnicas de manejo intervencionista para o diagnóstico e o tratamento de distúrbios relacionados à dor. O código internacional de doenças (CID) utilizado naquela época e ainda hoje, em Nosso País, é a vetusta e ultrapassada décima versão, datada de 1970. A partir da décima primeira versão (CID11), já adotada por diversos países, a dor crônica é promovida de um mero sintoma para um novo patamar, a de doença. No CID10 ainda a dor crônica é retratada equivocadamente como intratável. Embora ela seja ainda considerada incurável, como todo o tipo de dor ela pode ser tratada. A utilização do antigo código para nós é um paradoxo, pois tratamos do intratável. Somos pela troca do CID10 pela CID11, futuras possíveis modificações e preparação de novas versões.

No Brasil, no momento, a dor é considerada como área de atuação e não como especialidade. Ainda há muito para caminharmos no convencimento da comunidade médica como um todo para que a dor seja reconhecida como especialidade médica. Um mais longo ainda é o percurso para a intervenção em dor.

A SOBRAMID é, atualmente, a Sociedade Brasileira de Médicos da Dor, abrigando a todos os médicos que atuam na dor. A manutenção do nome fantasia não nos deixará esquecer a bandeira original do intervencionismo, enquanto a mudança no nome representa o início de um caminho trilhado para sermos reconhecidos e ouvidos como representante dos médicos da área respectiva de atuação.

Dentre as especialidades médicas reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) apenas nove são as que possuem área de atuação em dor: anestesiologia, neurocirurgia, neurologia, ortopedia e traumatologia, fisiatria e reabilitação, acupuntura, reumatologia, clínica médica e pediatria. São candidatos a se tornarem associados da SOBRAMID médicos que possuam títulos ou certificação de conclusão de residência nestas especialidades.

A partir de ações em conjunto entre seus diversos membros, a SOBRAMID pretende levar a Medicina da Dor, incluindo seu Tratamento Intervencionista, do Brasil a um nível de excelência mundial, promovendo um controle da dor cada vez mais eficiente, seguro e acessível.